PT anuncia apoio formal a Michel Temer na Câmara

No entanto, líderes petistas garantem que apoio não exigem reciprocidade no Senado

G1
www.g1.com.br

A bancada do PT na Câmara declarou, nesta quinta-feira (4), apoio formal à candidatura de Michel Temer (PMDB-SP) para a presidência da Casa. Os petistas garantem que o apoio a Temer não está vinculado à eleição no Senado, na qual esperam o apoio do PMDB à Tião Viana (PT-AC). A bancada do PMDB anunciou, na quarta-feira (3), que terá candidato próprio no Senado. A eleição dos membros da Mesa acontece em fevereiro de 2009.

Maurício Rands (PE), líder do PT na Câmara, afirmou que há um consenso na bancada sobre o apoio a Temer. Em 2007, o partido fez um acordo com o PMDB no qual Arlindo Chinaglia (PT-SP) seria presidente por dois anos e agora seria a vez de um peemedebista ocupar a cadeira. “A bancada ratificou por aclamação, por unanimidade dos 80 deputados, o apoio a Temer. A Câmara tem uma dinâmica, e o Senado,

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), também garante que o apoio na Câmara não está vinculado à eleição no Senado, mas afirma que o partido irá buscar o respaldo dos peemedebistas para Viana. “Não há vinculo em relação ao Senado, esta decisão de hoje é da Câmara. No Senado, nós vamos buscar eleger o senador Tião Viana. Esperamos que haja sensibilidade do PMDB, mas este gesto de hoje não tem este objetivo”.

Temer comemorou o apoio formal e disse acreditar que não haverá “traições” na bancada do PT, apesar de a eleição ser secreta. “Confio que, no voto secreto, eles traiam a meu favor”, brincou.

O candidato já discutiu com o PT sua plataforma. Temer quer colocar como prioridade para o próximo ano a votação das reformas política e tributária. “Não há nada aqui na Câmara que não seja polêmico. Nós temos é que enfrentar os temas”.

Publicado Sexta-feira, 5 Dezembro 2008. Acompanhe os comentários através do RSS 2.0 feed.

comentários Deixe seu comentário