Desculpa de legítima defesa do MST é inaceitável, diz Lula

Lula também negou qualquer possibilidade de uma crise institucional por causa das invasões de terras.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou nesta segunda-feira “inaceitável” a alegação de legítima defesa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na morte de quatro pessoas em São Joaquim do Monte, em Pernambuco. Lula fez a afirmação ao ser questionado sobre os comentários recentes do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, a respeito do financiamento público de movimentos sociais.

“Os sem-terra é um movimento que existe desde a década de 80, já atingiu maioridade e, portanto, sabe o que é legal e o que é ilegal”, disse Lula. “É inaceitável a desculpa de legítima defesa para matar quatro pessoas. (…) Acho que cada um de nós tem que ter juízo antes de fazer as coisas”, completou o presidente.

Lula negou qualquer possibilidade de uma crise institucional por causa das invasões de terras. Ele disse que espera que o presidente do STF tenha opinado como um cidadão brasileiro sobre o assunto. “Quero crer que o Gilmar tenha dado opinião como um cidadão brasileiro, mas que na hora de julgar um processo, o presidente dará o seu voto em função do cargo que ocupa”, afirmou.

O presidente destacou que desde 2003, 43 milhões de hectares de terra foram usados para o assentamento de 520 mil famílias. Segundo Lula, a prioridade agora é fazer com as pessoas que receberam seus lotes produzam.

Mortes em Pernambuco

No último dia 21, quatro seguranças foram mortos a tiros por integrantes de um grupo sem-terra. O MST alegou que os mortos na cidade de São Joaquim do Monte pertenciam a milícias armadas e o grupo os matou em legítima defesa.

Porém, segundo informações de testemunhas, duas das vítimas chegaram a ser perseguidas em uma estrada antes de morrer. Dois sem-terra foram presos pelo crime.

Terra
www.terra.com.br

Publicado Segunda-feira, 2 Março 2009. Acompanhe os comentários através do RSS 2.0 feed.

comentários Deixe seu comentário